Cientista de dados: principais funções e mercado de trabalho

Dessa forma, a interpretação e o levantamento de dados tem um papel importante na tomada de decisão e na prospecção de resultados. Por isso, o cientista de dados geralmente tem capacitação em áreas como Matemática, Estatística, Ciência da Computação (Programação), Física ou até mesmo Economia (Regras de Negócio). Estima-se que a cada 10 minutos, a quantidade de dados gerados no mundo inteiro é maior que o volume de dados gerados desde a pré-história até o ano de 2003.

  • Segundo um estudo da IBM, 80% das pessoas cientistas de dados passam a maior parte do tempo encontrando, organizando e tratando dados, ao passo que apenas 20% delas fazem análises.
  • Ele utiliza técnicas de Inteligência Artificial (IA) para trabalhar com a mineração de dados.
  • Além de cursos adicionais e experiências práticas, é necessário pensar em habilidades e competências que deixam o cientista de dados ainda mais preparado para se destacar no assunto.
  • Contudo, apesar de haver essa diferença teórico-prática, isso não significa que os conhecimentos não sejam compartilhados.
  • Os cursos superiores continuam sendo uma boa saída para a obtenção de conhecimento especializado.

Com o uso crescente da tecnologia, tudo que fazemos durante o dia na nossa vida pessoal ou profissional pode se transformar em dados. A nova geração de pesquisadores trata dados de diferentes formatos, como tabelas, textos ou gráficos, extraindo informações preciosas e úteis para as empresas. Por isso, confira em seguida as principais áreas de atuação deste perito, bem como isso interfere nos negócios de forma a economizar tempo e dinheiro em suas ações. Problemas antes não percebidos ou até mesmo hábitos de consumo desconhecidos podem ser sanados com a transformação desses dados em informações. Trabalhar como cientista de dados foi considerado o melhor emprego de 2019 de acordo com ranking do Glassdoor, site de recrutamento profissional dos Estados Unidos.

O que é preciso estudar para ser um cientista de dados?

Dessa forma, as funções acabam ficando separadas entre os diferentes integrantes. Se você tem vontade de ser o um cientista de dados ou quer conhecer melhor a profissão continue lendo este post. Vamos apresentar o que faz o cientista de dados, o que é preciso estudar para atuar como um e quanto é o salário oferecido no mercado de trabalho.

  • Com o mercado em expansão, o principal obstáculo é encontrar esse cientista de dados especialista, que costuma vir da área de exatas, como matemática e estatística.
  • Perceba que extraímos as habilidades do Cientistas de Dados de 3 fontes diferentes e que chegamos basicamente ao mesmo resultado.
  • Por fim, mais um tipo de cientista de dados é aquele que se torna responsável por gerenciar um time de profissionais da área.
  • Se você chegou até aqui, provavelmente tem um interesse genuíno em se tornar cientista de dados.
  • O profissional precisa de um conhecimento prático de como incorporar a capacidade do aprendizado de máquina de aplicar algoritmos a grandes conjuntos de dados de fontes alternativas — como texto, imagem e vídeo — e aprender com isso.
  • Essa área envolve o penteamento de dados para encontrar nuggets de grandeza que podem ser aplicados para o sucesso da empresa de alguma maneira.

Conseguir realizar cruzamento de dados que ninguém pensou e encontrar a informação mais escondida são capacidades raras e que trazem um grande diferencial para o profissional que se habilita a viver o mundo dos dados. Não basta o profissional seguir scripts prontos e fazer o que todo mundo já faz. É preciso criar, inovar e ir além dos concorrentes propondo soluções que ainda não foram implementadas e que possam trazer vantagem competitiva para as organizações. Então, é necessário que o profissional que se dispõe a lidar com esse novo paradigma tenha a iniciativa de se antecipar e descobrir quais dados são esses, onde eles estão e trazê-los à tona para se transformarem em informação útil. De acordo com ele, o jovem que entrar na formação de ciência de dados tem praticamente vaga garantida até o final da graduação.

Como se tornar cientista de dados do zero

Dessa forma, você terá modelos que explicam fenômenos e, muitas vezes, podem ser usados para simular situações ainda não vistas. Podemos citar como exemplos dessas aplicações modelos de atribuição, análises de esforços de mix de marketing e https://hectorxeeb23333.mybuzzblog.com/5765349/curso-cientista-de-dados-com-horário-flexível-plataforma-própria-e-garantia-de-emprego vendas, testes de stress para protótipos, estudos de fatores socioeconômicos, etc. Para que isso tudo aconteça, também é necessário ter na equipe pessoas qualificadas para apresentar essas informações e insights de forma clara e objetiva.

Quais são as principais funções de um cientista de dados?

Comments are closed.

×